top of page
Captura_de_Tartarugas_10052022-18.jpg

ProTarta

O ProTarta é o projeto de análise ecológica e de saúde de tartarugas marinhas com ocorrência no litoral do Paraná, Brasil. O ProTarta é um projeto guarda-chuva que engloba todos os projetos com tartarugas marinhas desenvolvidos pelo laboratório. Além dos projetos individuais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do LEC, o ProTarta estabelece parcerias com projetos externos, como o Programa REBIMAR, Projeto Biota e Projeto MegaCost, executados via Associação MarBrasil, e com diversos pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

REBIMAR

O Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR), patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua no litoral do Paraná e sul de São Paulo desde 2009. O projeto tem como objetivo a recuperação dos ecossistemas marinhos, monitorando desde a fauna bentônica até a megafauna que utiliza esta região atuando em consonância com a agenda da Década do Oceano. Para atingir seus objetivos o REBIMAR é composto por componentes de trabalho com equipes especializadas, os quais são: Recifes artificiais; Manguezal; Mero; Tartaruga marinha; Raia-viola; Tubarão-martelo; Caranguejo-uçá; Microplástico e Educação Ambiental. O Laboratório de Ecologia e Conservação - UFPR atua diretamente com o Programa REBIMAR por meio do componente Tartaruga marinha.

Captura_de_Tartarugas_25072023-51.jpg

A espécie foco do ProTarta é a tartaruga-verde (Chelonia mydas) que utiliza as ilhas do Complexo Estuarino de Paranaguá. Os juvenis da espécie são monitorados quanto aos parâmetros populacionais (abundância e sobrevivência) e de saúde dos indivíduos por meio de capturas intencionais de marcação e soltura. Além disso, a área de uso e os padrões de movimento da espécie são avaliados com o uso transmissores satelitais (tags) e acústicos aplicados em alguns indivíduos. Estas informações geram maior conhecimento ecológico e biológico sobre a espécie e permitem avaliar os efeitos das atividades antrópicas desenvolvidas na região servindo de subsídio para políticas públicas de conservação da espécie.

Tartarugas_com_Fibro_10052022-31.jpg
bottom of page